web rádio popular

04 março 2021

Prefeitura do Rio vai adotar toque de recolher das 23 às 5 horas

 

                                                             (Foto: Agência Brasil)

Por Gabriela Morgado e Amanda Martins


A Prefeitura do Rio vai restringir o horário de funcionamento de bares e restaurantes das 6h às 17h, com ocupação máxima de 40%, a partir de sexta-feira (5). Também vai ser adotado um toque de recolher: fica proibida a permanência nas ruas e espaços públicos das 23h às 5h. Os quiosques também vão ser alvo de restrições, ainda não detalhadas. As medidas valem, inicialmente, por uma semana.

As restrições foram definidas em uma reunião entre o prefeito do Rio Eduardo Paes e o governador em exercício Cláudio Castro, nesta quarta (3), para discutir o combate ao avanço da Covid-19 no município. Segundo Castro, Governo e Prefeitura ainda fazem ajustes nas ações.

O presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio Fernando Blower vê as novas medidas com preocupação.

Na segunda-feira, o prefeito do Rio chegou a afirmar nas redes sociais que o comitê científico da Prefeitura descartou a necessidade de ampliar as restrições no município. Mas, após a divulgação de um levantamento da Fiocruz, Eduardo Paes anunciou que determinaria medidas restritivas na cidade.

Segundo o boletim da Fundação Oswaldo Cruz, 18 estados e o Distrito Federal apresentam taxas de ocupação de leitos de UTI acima de 80%. Os piores índices são os de Porto Velho, com 100%, seguido por Rio Branco, com 93% e Manaus, com 92%. O Rio de Janeiro aparece com 88% de leitos ocupados.

Nesta quarta (3), a cidade do Rio registrou 43% de ocupação em leitos de enfermaria para a doença e 79% em leitos de UTI.

Eduardo Paes disse que a adoção de novos protocolos foi uma recomendação do comitê científico.

A Fiocruz alertou ainda sobre o agravamento simultâneo pela primeira vez de diversos indicadores da covid-19 no Brasil. Entre eles, o crescimento de casos e de mortes, o aumento dos testes positivos para a doença e a sobrecarga dos hospitais. A instituição recomendou que os governos mantenham as medidas preventivas como distianciamento social e uso de máscara até o fim da pandemia, além da ação de medidas mais rigorosas de circulação e atividades não essenciais de acordo com a situação de cada região.

Na manhã desta quinta (4), Eduardo Paes vai detalhar as medidas que serão adotadas na cidade.


fonte: bandnews fm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Radialista Robson oliveira faz lançamento da pré-candidatura a deputado federal

  Em evento na tarde deste sábado dia 16  onde reuniu mais de 2 mil pessoas  no clube fluminense  no centro de macaé. O radialista Robson ol...