web rádio popular

24 março 2021

Após Rio e Niterói, outros municípios anunciam medidas mais restritivas

 

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá)

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá)


                                                    (Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá)


Diante do agravamento da pandemia de Covid-19 e do aumento na taxa de ocupação de leitos de UTI, diferentes municípios do estado do Rio anunciaram adoção de medidas restritivas mais rígidas nos próximos dias.

Nova Friburgo

A cidade de Nova Friburgo vai implementar barreiras sanitárias nos principais acessos ao município da Região Serrana do Rio.

Segundo a Prefeitura, a decisão acontece para conter o fluxo de turistas e a disseminação do coronavírus na região, devido ao feriadão no Rio.

Outras restrições estão sendo debatidas em conjunto com o Comitê Operacional de Emergência em Saúde (COE) da cidade.

Petrópolis

Novas medidas restritivas já estão valendo em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Entre elas, está o retorno das barreiras sanitárias, além do fechamento de pontos turísticos públicos e privados. As determinações do novo decreto começaram a valer nesta terça-feira (23) e vão até a próxima sexta (26).

As barreiras sanitárias estão montadas nos acessos aos bairros Bingen, Alto da Serra, Itaipava e Quitandinha. É permitida a entrada de moradores que apresentarem comprovante de que são do município. Outras pessoas devem comprovar propriedade de imóvel, reserva de hospedagem ou agendamento de compra em polos de moda do local.

Entre os principais pontos do decreto, está a proibição da permanência de indivíduos nas vias, áreas e praças públicas entre dez horas da noite e cinco horas da manhã.

Teresópolis

A Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, vai continuar com as barreiras sanitárias para conter o fluxo de turistas durante o período de dias batizado de “superferiado”.

Fica permitida a entrada no município apenas de moradores ou proprietários de imóveis e pessoas que trabalham no município.

Os estabelecimentos só poderão atender clientes sentados e até as 17 horas. Após esse horário, será permitido apenas o delivery até as 22 horas, com as portas fechadas.

Ficam temporariamente suspensas as gratuidades para idosos de 60 anos ou mais e estudantes no transporte público coletivo no horário de 16 horas às 19 horas.

Maricá

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, decide suspender o funcionamento dos serviços considerados não essenciais entre os dias 26 de março e 5 de abril. O anúncio aconteceu por meio de uma transmissão ao vivo nesta terça-feira (25).

Segundo o prefeito, a decisão dialoga com medidas adotadas por outros municípios da Região Metropolitana.

A partir de sexta-feira (26), a cidade retorna ao estágio laranja, que só permite o funcionamento de estabelecimentos como hospitais, farmácias, supermercados, postos de combustíveis, açougues, bancos, pet shops e clínicas veterinárias. A prática de esportes ao ar livre também será permitida.

O decreto proíbe a realização de festas e aglomerações e a permanência em espaços públicos entre 23 e 5 horas. O funcionamento de salões de beleza e academias também não será autorizado e bares e restaurantes só podem funcionar no esquema de delivery ou retirada.

A norma determina, ainda, a instalação de oito barreiras sanitárias para conter a entrada de moradores de outras cidades.

São João da Barra

Após atingir 85% da taxa de ocupação dos leitos de UTI, a Prefeitura de São João da Barra, no Norte Fluminense, determina lockdown na cidade. As medidas começam a valer nesta quarta-feira (24) e vão durar uma semana.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais ficam proibidos de fazer o atendimento presencial e o take away, que é a retirada no estabelecimento. É perimido somente o funcionamento por delivery.

Já atividades consideradas essenciais podem funcionar de forma presencial, sem limitação de horário. Dentre elas, supermercados, farmácias, postos de combustíveis e clínicas médicas. Já os bancos e casas lotéricas devem funcionar com limitação de 50% da capacidade.

Rio das Ostras

Após atingir 100% dos leitos de UTI para Covid-19 e sofrer um colapso no sistema funerário, Rio das Ostras, na Região dos Lagos decide fechar bares, restaurantes e lanchonetes. Os estabelecimentos devem funcionar somente por delivery ou drive-thru.

A permanência nas praias da cidade também está proibida. As medidas valem até o dia 4 de abril.

De acordo com a Prefeitura, a preocupação é que, com o "superferiadão" na capital fluminense, aconteça uma migração de pessoas para a Região dos Lagos.

Desde o último sábado (20), barreiras sanitárias estão funcionando em pontos de acesso a Rio das Ostras.

Em Saquarema, na mesma região, está proibida a entrada nas praias, praças e outros espaços públicos de lazer no município. Além disso, as barreiras sanitárias foram recolocadas nos acessos ao município.

Búzios

A cidade de Búzios, na Região dos Lagos, vai fechar as praias entre os dias 26 de março e 4 de abril, período do chamado “superferiado” no estado do Rio. Segundo o município, as praias só estão liberadas para a prática de atividades físicas individuais ao ar livre.

Festas, shows e eventos seguem proibidos no balneário. Estabelecimentos comerciais podem funcionar até meia-noite, com atendimento exclusivo em mesas e limite de 50% da sua lotação.

Passeios de escunas, catamarãs, barco táxis e demais embarcações estão autorizados, limitados a 50% lotação Veículos de transporte coletivo devem obedecer a taxa de ocupação de 50%.

Trajano de Moraes

A prefeitura de Trajano de Moraes, no Norte Fluminense, afirma que na quarta-feira (24) um novo decreto vai entrar em vigor para endurecer as medidas restritivas já divulgadas.

O município proibiu eventos públicos ou de frequência coletiva com mais de 20 pessoas.

A visita a pontos turísticos como praças, rios, cachoeiras, represas, parques e jardins está proibida.

O comércio pode funcionar, mas todos devem fornecer gratuitamente álcool para o uso dos clientes e colaboradores. O uso de máscara também segue obrigatório.


fonte:bandnews fm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Radialista Robson oliveira faz lançamento da pré-candidatura a deputado federal

  Em evento na tarde deste sábado dia 16  onde reuniu mais de 2 mil pessoas  no clube fluminense  no centro de macaé. O radialista Robson ol...