foto/divulgação
por: Fernando Curty
Apesar das novas restrições terem entrado em vigor nesta sexta-feira (26), que também marca o primeiro dia do "feriadão" decretado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, moradores de Niterói registraram ônibus lotados e longas filas de espera pelos coletivos no município. Dentre os relatos, a principal indignação da população ficou por conta das aglomerações.
Pelas redes sociais, trabalhadores cobraram um melhor planejamento nas ações do município. Segundo os relatos, é preciso proibir todos os tipos de aglomerações, principalmente nos transportes públicos.
"Eu, como profissional da saúde, concordo com a necessidade de reduzir as aglomerações. Mas de que adianta um lockdown se no primeiro dia já reduzem as frotas dos transportes públicos arriscando a vida de quem PRECISA se deslocar para o trabalho?", cobra uma trabalhadora.
As reclamações também foram para o tempo de espera na fila para aguardar os ônibus nos pontos. Linhas como a 730D, que faz o trajeto Charitas x Castelo (Rio), tiveram aglomerações na hora da entrada no coletivo. Outras linhas, segundo relatos, chegaram a ter intervalos de 1h, cerca de 30 minutos a mais do tempo em condições normais, de acordo com trabalhadores.
Outro local afetado pela diminuição da frota de ônibus foi o Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro, que ficou lotado de passageiros esperando a chegada dos transportes. "Terminal parece que está tendo micareta", dizia uma publicação na internet.
O que dizem as autoridades?
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (SETRERJ) informou que a frota das empresas que operam os transportes coletivos em Niterói e São Gonçalo estão funcionando sem qualquer redução, para garantir o atendimento a população, sem aglomeração no interior dos ônibus e cumprindo as exigências sanitárias de uso obrigatório de máscara.
Já a Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niterói destacou que a operação dos transportes ocorria com "tranquilidade" no período da manhã. Entretanto, por conta da redução de circulação da frota de ônibus intermunicipais, a partir das 6h50, uma concentração atípica de pessoas para o horário na chegada ao Terminal João Goulart.
Segundo a secretaria, devido à redução da frota intermunicipal, os ônibus municipais saíram já com sua capacidade máxima esgotada do terminal, prejudicando passageiros que aguardavam nos pontos comuns da cidade.
Por fim, a secretaria destacou que foi feito um reforço de 20% por volta das 7h30 na frota do município para compensar o transtorno e que "essa foi a primeira vez durante a pandemia que esse tipo de situação ocorreu em Niterói e as medidas necessárias surtiram efeito". Às 9h00, a movimentação já se encontrava normalizada, de acordo com a secretaria.
fonte:gc



Nenhum comentário:
Postar um comentário