(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Por Gustavo Sleman
A cidade do Rio de Janeiro inicia a semana com mais de mil pessoas internadas em hospitais públicos. Esse é o maior número de internações na rede desde o dia 22 de dezembro.
No domingo (14), a taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva para tratamento de Covid-19, na capital fluminense, continuava acima de 90%. Segundo painel da Secretaria Municipal de Saúde, no mesmo dia, eram 1.091 pacientes hospitalizados, sendo 554 em UTI.
Já em outros sete municípios do estado não há leitos de UTI disponíveis. De acordo com levantamento do governo do estado, a taxa de ocupação está em 100% nas cidades de Bom Jesus do Itabapoana, Miguel Pereira, Miracema, Rio das Ostras, São João da Barra, Sapucaia e Teresópolis.
Edições mais recentes do boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz mostram que as hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave no estado do Rio já estão próximas das registradas em dezembro.
Entre 28 de fevereiro e 6 de março, foram 2.058 internações ou mortes com sintomas como febre e tosse. Já entre as semanas dos dias 29 de novembro e 5 de dezembro de 2020, o número era de 2.098.
Para o pesquisador da Fiocruz Leonardo Bastos, o índice acende um alerta para uma possível terceira onda da pandemia.
Na rede privada de Saúde, a taxa de ocupação gira entorno de 80%. Segundo a Associação dos Hospitais do Rio, a situação é estável em Niterói e São Gonçalo.
fonte bandnews fm
Nenhum comentário:
Postar um comentário