web rádio popular

16 fevereiro 2021

Profissional de saúde que aplicou vacina com seringa vazia em Petrópolis presta depoimento

 

                                                          foto/divulgação

Por Daniella Dias

A Polícia Civil investiga os casos de falsa aplicação da vacina contra a Covid-19 que aconteceram na última sexta-feira em Petrópolis, na Região Serrana, e em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Caso haja a confirmação do desvio de dose, ou qualquer outra irregularidade, o profissional da saúde poderá responder por peculato. As penas para quem comete o crime podem chegar a 12 anos de reclusão.

Nesta segunda-feira (15) a técnica em enfermagem que aplicou a seringa sem a dose da vacina em uma idosa de 94 anos em Petrópolis disse que o erro não foi intencional. A profissional, que não teve a identidade divulgada, foi ouvida pelo executivo municipal junto com representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro.

O caso começou a ser apurado após familiares da idosa filmarem o momento da falsa vacinação. Na ocasião, a seringa utilizada estava vazia no momento em que foi aplicada.

O caso foi classificado pelo secretário de saúde de Petrópolis, Aloisio Barbosa, como "inadmissível".

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, no dia seguinte ao flagrante a família da idosa foi chamada e ela recebeu a dose da vacina. A técnica em enfermagem foi afastada.

A Prefeitura reforçou o comunicado para que a população filme o momento da imunização, assim como reforçou aos técnicos em enfermagem que mostrem as seringas cheias aos pacientes e, depois da aplicação, vazias.

Outro caso de vacinação falsa também aconteceu no estado do Rio, dessa vez em Niterói, na Região Metropolitana. Na ocasião, um idoso teve o braço espetado pela agulha, mas a técnica de enfermagem não empurra o líquido. No vídeo, filmado pela família, é possível ouvir um dos parentes comentar sobre a rapidez da aplicação da vacina.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, no dia seguinte ao flagrante, profissionais da saúde do município foram até a casa do idoso para, de fato, vaciná-lo. Já a técnica em enfermagem que deixou de aplicar a dose da vacina contra a Covid-19 foi afastada.

Outro caso semelhante aconteceu na Barra da Tijuca, Zona Oeste, no entanto, a secretaria municipal de saúde do Rio informou que houve uma intercorrência na aplicação da dose de um paciente que foi imediatamente resolvida.




fonte:bandnews fm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Radialista Robson oliveira faz lançamento da pré-candidatura a deputado federal

  Em evento na tarde deste sábado dia 16  onde reuniu mais de 2 mil pessoas  no clube fluminense  no centro de macaé. O radialista Robson ol...