(Foto: Reprodução/Agência Brasil)
Por Daniella Dias
Moradores da Rocinha, na Zona Sul da capital, pedem a volta do programa Comunidade Cidade. O projeto que levaria urbanização e saneamento para a maior comunidade do Rio foi suspenso no fim de 2020.
As propostas foram anunciadas pelo governador afastado, Wilson Witzel no início do ano passado.
No mesmo ano o governador em exercício, Claudio Castro, suspendeu o programa alegando escassez de recursos para a execução dos trabalhos.
Desde a interrupção do projeto, moradores, urbanistas e integrantes de cerca de 50 movimentos sociais se uniram para pedir a continuidade do Comunidade Cidade.
De acordo com o representante do movimento, Antônio Xaolim, o projeto foi interrompido sem que uma explicação fosse dada aos moradores.
Segundo o representante da Associação de Moradores e Amigos de São Conrado, Raphael Nigri, o investimento do projeto viria do dinheiro de um processo que a Cedae ganhou no Supremo Tribunal Federal em 2017.
O abaixo-assinado do grupo pede o início da fase 2 das obras da Cedae que beneficiaria 120 mil moradores e distribuiria água para 80% das casas da Rocinha, especialmente na parte mais alta do morro.
Em nota, o Governo do Estado do Rio informou que o programa Comunidade Cidade não vai ser encerrado e que as obras de saneamento estão em andamento na localidade da Rocinha conhecida como Vila Cruzado.
A Cedae não se posicionou sobre o caso.
fonte: bandnews fm
Nenhum comentário:
Postar um comentário