Plano prioriza idades e grupos de risco para nova etapa de imunização; confira
As Prefeituras do Rio de Janeiro, Maricá, Niterói e Itaguaí realizaram, nesta quinta-feira (1º), uma transmissão ao vivo para divulgar o novo calendário único para as próximas etapas de vacinação contra a Covid-19. Com o novo planejamento, as pessoas que serão imunizadas terão que atender aos critérios de idade e também de grupo prioritário.
De acordo com os prefeitos, a nova etapa começará no dia 26 deste mês, com a previsão de que as cidades já terão vacinados idosos acima de 60 anos. Já para abaixo da faixa dos 59 anos, passarão a valer as novas regras sugeridas. A cada dois dias, indivíduos que tenham uma idade específica e façam parte de um grupo de risco, devem se dirigir para os postos de vacinação. Os prefeitos reforçaram que os demais, mesmo atendendo ao critério de idade, devem esperar o fim desta etapa para receber o imunizante.
"Por exemplo, o cara tem 59 anos e está em um daqueles grupos prioritários, ele vai se vacinar na segunda e na terça-feira, dia 26 e 27 de abril. Eu não me encaixo em nenhum grupo desses, então quando chegar lá o dia 14 de maio, que é o dia das pessoas com 51 anos, se eu fosse policial, guarda municipal, gari, professor, médico em atividade ou tivesse alguma comorbidade, eu me vacinaria. Mas como eu não sou, não vou me vacinar ainda", explicou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
O cronograma prevê que a imunização aconteça com esses critérios até chegar nos 45 anos de idade. Segundo os representantes da saúde de cada município, o formato foi definido pelas autoridades sanitárias, com base no calendário proposto pelo Governo do Estado, e busca garantir a segurança das pessoas mais vulneráveis ao vírus no atual momento. Confira abaixo os grupos que estão incluídos nessa próxima fase:
Pessoas com comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Profissionais de saúde que ainda não tenham se vacinado e estejam em atividade;
Profissionais da educação que estejam em atividade;
Profissionais de limpeza urbana;
Agentes da Segurança Pública (Policiais Militares e Civis, Guardas Municipais, Bombeiros e Agentes Penitenciários.
Calendário do mês de abril e maio
A vacinação, de forma unificada, irá começar no dia 26 de abril nos quatro municípios citados na matéria. Confira o calendário de imunização para os grupos prioritários:
Imagem: Amanda de Oliveira
Durante a transmissão, foi reforçado que comprovantes como contracheque e atestado médico devem ser apresentados, junto aos documentos já necessários, para provar a inclusão nos grupos citados e receber a vacina. Além disso, os municípios deixaram claro que o calendário pode ser adiantado caso as cidades recebam mais vacinas do que o previsto.
Por fim, o prefeito Eduardo Paes (DEM-RJ) anunciou que todos os representantes presentes concordam que as escolas já estão autorizadas a retomar as atividades a partir de segunda-feira. Em relação as atividades presenciais, novos planos de retorno devem ser anunciados pelas respectivas Secretarias de Educação.




Nenhum comentário:
Postar um comentário