foto/divulgação
A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo continua com a sanitização contra o coronavírus em toda a cidade. Semanalmente, o serviço contra a proliferação da covid-19 acontece nas ruas dos bairros, prédios públicos, Centro de Tradições Nordestinas e escolas da rede municipal. O setor de Vigilância Epidemiológica da secretaria aponta onde está o maior número de casos e a Vigilância em Saúde Ambiental define os bairros para a sanitização.
A sanitização contra a proliferação do coronavírus e o controle das arboviroses dengue, zika e chikungunya, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, acontece, diariamente, alternando os bairros da cidade a cada 15 dias. Ao todo, 22 motofogs percorrem todas as vias do município no controle do coronavírus. Outras 10 são usadas para o controle de arboviroses.
O Centro de Tradições Nordestinas e as unidades de saúde são sanitizados toda semana. As 116 escolas entraram no cronograma e serão finalizadas nesta sexta-feira (26). A limpeza é uma das exigências para o retorno das aulas, que voltarão no sistema híbrido – remoto e presencial – na próxima semana.
As escolas são sanitizadas com o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina, mesmo produto usado nas ruas da cidade com as motofogs. Nas unidades de saúde, hospitais e Centro de Tradições Nordestinas é usado o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em água, que é aplicado por um veículo picape equipado com uma motobomba acoplada.
O quaternário de amônia tem a função desinfectante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação do produto rompe a cápsula do coronavírus e o elimina do ambiente, reduzindo o contágio entre a população.
As motofogs são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela Secretaria de Saúde. A tecnologia permite identificar a que velocidade a moto está circulando, o exato momento em que o produto começa a ser liberado e a quantidade que é aplicada durante a operação.
fonte:GC
Nenhum comentário:
Postar um comentário