foto/ divulgação
Obra que é parceria entre Prefeitura e iniciativa privada viabiliza antigo sonho da comunidade judaica na cidade
Foi inaugurado neste domingo, 14/12, o Monumento em Memória às Vítimas do Holocausto no Morro do Pasmado, em Botafogo, Zona Sul. O memorial é um antigo sonho da comunidade judaica, que virou realidade graças a uma parceria, iniciada em 2017, entre Prefeitura do Rio, Associação Cultural Memorial do Holocausto e iniciativa privada.
O prefeito Marcelo Crivella e o governador Cláudio Castro estiveram na cerimônia. Ao lado deles, prestigiaram a inauguração o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Joel Ilan Paciornik; o ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal, Fábio Wajngarten, que representou o presidente da República, Jair Bolsonaro; e o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque. O rabino Sérgio Margulies foi quem deu início à solenidade, com uma reza que abençoou o Memorial.
– Nesse memorial, cada visitante vai testemunhar e sentir na alma o sofrimento dos inocentes e aprender uma lição de que na vida é preciso vigiar o passado, porque ele sempre volta, se a gente se descuidar. Aqui se construirá no coração de cada visitante um sentimento de repúdio à violência e à covardia e também um altar para celebrar a vitória sobre o holocausto, o triunfo dos homens livres. Aqui há de se proclamar para sempre a vitória da esperança – declarou Crivella.
foto/divulgação
fonte:G.R


Nenhum comentário:
Postar um comentário