(Foto: Divulgação/Fiocruz)
Por Luanna Bernardes
Diante da possibilidade de aumento das internações hospitalares tanto em regiões metropolitanas quanto no interior dos estados, a Fiocruz emite uma série de recomendações aos prefeitos eleitos ou reeleitos que vão assumir o cargo em primeiro de janeiro.
Atualmente, entre as capitais, oito têm taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos superiores a 80%: Macapá, Fortaleza, Recife, Vitória, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Campo Grande.
Segundo a Fiocruz, os municípios devem ficar atentos à conservação dos lotes de vacina recebidos do ano que vem, além de organizar e capacitar pessoal para a imunização da população, com monitoramento de eventos adversos.
A pesquisadora do Observatório Covid-19, da Fiocruz, Margareth Portella, faz um alerta: mesmo com a proximidade da vacinação, as medidas de prevenção não podem ser afrouxadas.
Os cientistas pedem reforço nas campanhas de prevenção à Covid-19, por meio da difusão de informações em cartazes, locais públicos, comércio, TV, rádio e internet.
De acordo com o boletim epidemiológico entre os dias 22 de novembro e 5 de dezembro, os números de casos e de óbitos pela doença já se aproximam dos verificados no mês de maio, quando teve início a pior fase da pandemia no país.
Ainda de acordo com o balanço, divulgado nesta segunda-feira (14), cinco estados estão com mais de 80% dos leitos de UTI ocupados; 11 com taxas de ocupação entre 60 e 80%. Dez estados e o Distrito Federal operam com menos de 60% dos leitos ocupados.
fonte:bandnews fm

Nenhum comentário:
Postar um comentário