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26 novembro 2020

Rio sem água: CEDAE dá prazo de até 20 dias para resolver o problema

 

Um defeito na Elevatória do Lameirão afeta, desde o dia 15, o abastecimento de água aos municípios do Rio e de Nilópolis, na Baixada Fluminense, deixando milhares de moradores sem água.

Segundo o presidente da CEDAE, em entrevista a Globo, o problema na elevatória pode ser resolvido em até 20 dias, o que para uma população carente de saneamento básico e precisando de água para os serviços mais básicos, soa como deboche.

Há 10 dias, a Cedae vem adotando um rodízio no sistema. Com isso, moradores de diferentes bairros relatam torneiras secas e, por vezes, água escura e malcheirosa.

A Elevatória do Lameirão fica em Senador Vasconcelos, Zona Oeste, e tem cinco bombas enterradas a 60 metros de profundidade. A função é pressurizar a água que vem da Estação de Tratamento do Guandu, a alguns quilômetros dali, para que chegue a todos os pontos do sistema.

No dia 15, uma dessas cinco bombas parou de funcionar, mas a Cedae não tinha identificado a causa do defeito até esta segunda-feira (23).

A Cedae explicou que a pane reduziu para 75% a capacidade de bombeamento no Lameirão e, por isso, está fazendo “manobras no sistema”.

Essas manobras são um rodízio: parte dos bairros fica sem receber água por algumas horas, deixando os canos secos.

Quando o sistema é religado, a pressão no cano “lava” as paredes internas e carrega partículas.

Moradores de comunidades relatam dias sem uma gota d’água em casa

” A gente é obrigado a usar água na casa dos outros, ficar pegando em torneiras, bicões, onde tiver. É uma situação desesperadora”

Afirma uma moradora do Morro dos Macacos, em Vila Isabel.

Morador do Lins, Ricardo relata desespero

“A gente precisa tomar banho, fazer comida, fazer nossas necessidades. Aí vem a CEDAE que na hora de cobrar a água é muito boa, mas na hora de ajudar o povo, some. Não estamos pedindo nenhum favor não. Água é um direito de todos nós”

que diz a Cedae

Em nota, a companhia pede para que todos economizem água. “Os clientes com sistema de reserva interna, como cisternas e caixas d’água, utilizem o produto armazenado somente para tarefas essenciais.

Sobre as queixas de água suja, a Cedae disse que “técnicos vão aos endereços informados para verificar se houve desprendimento de partículas internas da rede local”.

“Caso seja identificada alteração na água, técnicos providenciarão descarga na rede e darão andamento no procedimento para a normalização do fornecimento, conforme prevê protocolo de verificação da qualidade”, emendou.

Caso o cliente identifique alguma alteração na água, pode entrar em contato pelo 0800-282-1195

Qual a situação da CEDAE hoje

Pressões imensas para a venda e privatização da CEDAE com a participação do BNDES e do governo do estado.

fonte:G.R

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